
Segundo Lilian, professora do 4º ano da tarde da EMEF Leonar Ricardo Bauer, é fundamental trabalhar o projeto educação fiscal de forma lúdica e prazerosa, com atividades reflexivas sobre o papel do cidadão na sociedade, de forma a ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a função socioeconômica do tributo, mas principalmente, despertar uma consciência cidadã capaz de acompanhar a aplicação dos recursos públicos e seus benefícios para toda a população. A Educação Fiscal deve ser vivenciada em todas as disciplinas, afinal, se queremos alunos mais críticos e participativos, precisamos oportunizar conhecimentos geradores de práticas cidadãs no dia a dia dos alunos, de forma a tornar á ela, algo não só teórico, mas vivido e praticado.
Para compreender a cidadania como prática fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, Lilian conduziu os alunos em diversas atividades que podem ser apreciadas abaixo:
Jogo de boliche – sistema monetário brasileiro
Entrega de cartazes sobre a NOTA FISCAL GAÚCHA nos estabelecimentos comerciais do município
Entrega da caixa recolhedora de notas, decorada pelas crianças
Jogo da memória- representantes do legislativo e executivo
Visita aos mercados do município
Mercadinho da escola
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Jogo lince com frases e gravuras com o tema educação fiscal
Lince- sistema monetário brasileiro

Jogo dos palitos com perguntas e respostas sobre cidadania

Jogo de moinho com perguntas e respostas sobre educação fiscal

Jornal Cidadão
Plano de Ação durante o Semestre
– leitura e interpretação do texto: “UM POR TODOS, TODOS POR UM”;
– Elaboração de um alfabeto cidadão;
– filme: história dos tributos;
– produção textual a partir do filme;
– audição da música: “PACATO CIDADÃO”;
– debate e reflexão sobre a letra da música;
– produção textual sobre a atuação do cidadão na sociedade;
-Textos informativos sobre tributos e impostos;
– cruzadinha sobre aplicação dos recursos arrecadados pelo estado;
-visita em comércios da cidade;
-criação de alfabeto com o uso de rótulos e embalagens de produtos do mercado;
-releitura de obras com o uso de recortes em encartes;
– fixação da caixa coletora de notinhas em um comércio da cidade;
-conversa sobre nota fiscal e nota fiscal rural;
– cálculos de multiplicação com produtos de encarte;
– conhecer a proposta do MAIO AMARELO e refletir sobre ações de cidadania no trânsito;
-pesquisar sobre o mosquito Aedes Aegypti e confeccionar cartazes de conscientização da comunidade;
-realizar práticas cidadãs com conscientização da comunidade sobre o MAIO AMARELO e os cuidados e prevenção do aedes aegypti;
– circuito de jogos com o tema educação fiscal;
– compra e venda no mercadinho da escola;
– utilização de rótulos para trabalhar a alfabetização, alimentação saudável;
-elaboração de pratos (lanche) com frutas;
Jornal cidadão informativo para informar os alunos da escola sobre a importância do projeto educação fiscal e sua proposta;
– confeccionar cartazes informativos de práticas de cidadania;
– confecção da sacola cidadão;
-estudo e pesquisa do significado da palavra Cidadania e Cidadão;
-Música: Cidadania/ Tio Marcelo;
-Leitura e interpretação do texto: ‘’ Como se fosse dinheiro’’, de Ruth Rocha;
-escrita de um projeto de campanha eleitoral fictício;
-leitura de alguns artigos sobre os direitos das crianças que estão presentes no ECA.