Árvore da Liberdade - símbolo da revolução Francesa é plantada em Brochier.

Simbolizando a vida, a continuidade, o crescimento, a força e o poder, a árvore da liberdade tornou-se no século XIX um dos símbolos da República Francesa e eram em geral plantadas no local mais central e frequentado das localidades, como sinais de alegria e símbolos de crescimento. A história conta que a primeira árvore da liberdade foi plantada em 1790 em Paris, e se multiplicaram por toda a França, tornando-se então, símbolo do ideal revolucionário.

A árvore plantada é conhecida como Álamo Negro também chamada de choupo. De modo geral, o tronco do álamo é cinza-esverdeado ou branco e suas folhas são verde-vivas. No outono, antes de caírem da árvore, as folhas se tornam amarelo-brilhantes. O álamo-negro pode atingir 27 metros de altura. Esse exemplar além de outras mudas de árvores nativas pertencentes ao bioma da mata atlântica foram doados pela empresa Betonart de São Vendelino. O seu plantio vem ao encontro das ações do mês do meio ambiente, onde se iniciou o planejamento de arborização urbana e também como homenagem à fundação francesa do município. Até o final do ano novas ruas terão árvores plantadas. Nesta etapa houve plantio de árvores na praça municipal e na Avenida da Emancipação, próximo a câmara de vereadores.