Educação Fiscal na EMEF Leonar Bauer

Segundo Lilian, professora do 4º ano da tarde da EMEF Leonar Ricardo Bauer, é fundamental trabalhar o projeto educação fiscal de forma lúdica e prazerosa, com atividades reflexivas sobre o papel do cidadão na sociedade, de forma a ampliar os conhecimentos dos alunos  sobre a função socioeconômica do tributo, mas principalmente, despertar uma consciência cidadã capaz de  acompanhar a aplicação dos recursos públicos e seus benefícios para toda a população. A Educação Fiscal deve ser vivenciada em todas as disciplinas, afinal, se queremos alunos mais críticos e participativos, precisamos oportunizar conhecimentos geradores de práticas cidadãs no dia a dia dos alunos, de forma a tornar á ela, algo não só teórico, mas vivido e praticado.

Para compreender a cidadania como prática fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, Lilian conduziu os alunos em diversas atividades que podem ser apreciadas abaixo:

Jogo de boliche – sistema monetário brasileiro

Entrega de cartazes sobre a NOTA FISCAL GAÚCHA nos estabelecimentos comerciais do município

Entrega da caixa recolhedora de notas, decorada pelas crianças

Jogo da memória- representantes do legislativo e executivo

Visita aos mercados do município

Mercadinho da escola

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Jogo lince com frases e gravuras com o tema educação fiscal

Lince- sistema monetário brasileiro

Jogo dos palitos com perguntas e respostas sobre cidadania

Jogo de moinho com perguntas e respostas sobre educação fiscal

Jornal Cidadão


Plano de Ação durante o Semestre

– leitura e interpretação do texto: “UM POR TODOS, TODOS POR UM”;

– Elaboração de um alfabeto cidadão;

– filme: história dos tributos;

– produção textual a partir do filme;

– audição da música: “PACATO CIDADÃO”;

– debate e reflexão sobre a letra da música;

– produção textual sobre a atuação do cidadão na sociedade;

-Textos informativos sobre tributos e impostos;

– cruzadinha sobre aplicação dos recursos arrecadados pelo estado;

-visita em comércios da cidade;

-criação de alfabeto com o uso de rótulos e embalagens de produtos do mercado;

-releitura de obras com o uso de recortes em encartes;

– fixação da caixa coletora de notinhas em um comércio da cidade;

-conversa sobre nota fiscal e nota fiscal rural;

– cálculos de multiplicação com produtos de encarte;

– conhecer a proposta do MAIO AMARELO e refletir sobre ações de cidadania no trânsito;

-pesquisar sobre o mosquito Aedes Aegypti e confeccionar cartazes de conscientização da comunidade;

-realizar práticas cidadãs com conscientização da comunidade sobre o MAIO AMARELO e os cuidados e prevenção do aedes aegypti;

– circuito de jogos com o tema educação fiscal;

– compra e venda no mercadinho da escola;

– utilização de rótulos para trabalhar a alfabetização, alimentação saudável;

-elaboração de pratos (lanche) com frutas;

Jornal cidadão informativo para informar os alunos da escola sobre a importância do projeto educação fiscal e sua proposta;

– confeccionar cartazes informativos de práticas de cidadania;

– confecção da sacola cidadão;

-estudo e pesquisa do significado da palavra Cidadania e Cidadão;

-Música: Cidadania/ Tio Marcelo;

-Leitura e interpretação do texto: ‘’ Como se fosse dinheiro’’, de Ruth Rocha;

-escrita de um projeto de campanha eleitoral fictício;

-leitura de alguns artigos sobre os direitos das crianças que estão presentes no ECA.

projeto educação fiscal 2018

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