Educação Fiscal – Pré A

LOJA DO SEU ZÉ

Objetivos: Ensinar as crianças a pedir Nota Fiscal, entender um pouco do que é feito com o dinheiro.

Letra: Fui comprar um brinquedo lá na Loja do seu Zé, escolhi o mais bonito e perguntei, quanto que é? Ele respondeu e eu fiquei muito contente o dinheiro que eu tinha dava pra comprar o presente. Ele embalou, então eu paguei, depois pedi a nota, mas não ganhei, eu não entendi, porque ele fez assim, pois o jeito certo é a nota vir pra mim. Então a mãe me explicou com bom gosto, que tem gente que engana e não quer pagar o imposto, daí falta dinheiro para as necessidades, das pessoas que vivem no campo e na cidade. Então entendi, a coisa como é, toda compra tem a nota vou falar pro Zé: – Seu Zé me da à nota chega de sonegação, que o dinheiro do tributo volta para o cidadão. Dá a nota Zé!

O vídeo, a letra: Pesquisando na internet, encontrei esse vídeo, e achei muito interessante e educativo, com letra fácil de pegar e difícil de esquecer.

Desenvolvimento: Assistimos ao vídeo por várias vezes, até aprender a letra e a dança. Selecionamos os personagens. Após conversamos sobre o assunto e sobre o que cada um entendeu.

Então começamos os ensaios por três semanas, todos os dias ensaiávamos um pouquinho.

Então fomos confeccionando os cartazes e a Loja do Seu Zé.

Após gravamos a voz da colega que iria representar o teatro, a fim de cocarmos ao fundo da apresentação.

Depoimento de um personagem do teatro

Seu Zé – Arthur (5 anos)

– O que você aprendeu com o teatro do Seu Zé?

Aprendi que tem que dar a nota e que o dinheiro vai para a escola.

– No que se transformam as notinhas?

Em dinheiro. O dinheiro constrói as cidades…

Conclusão: O teatro foi muito proveitoso.

Eles pegaram rápido a letra e a dança. Interessaram-se no assunto. Gostaram dos personagens e adoraram representar.

Pegaram bem a letra e gravaram. Aprenderam a pedir notas.