Gincana Educação Fiscal Escola Leonar Bauer

A Gincana: Educação Fiscal e cidadania, promovida pelas professoras do 4º e 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonar Ricardo Bauer,  teve como objetivos trabalhar a Educação Fiscal, a cidadania, a sustentabilidade, promover conhecimento interdisciplinar através de atividade que vise incentivar o trabalho em equipe.

Os alunos desenvolveram diversas atividades relacionadas ao tema Educação Fiscal durante uma semana.

1º dia da gincana:

Os alunos foram divididos em equipes por meio de cores diferenciadas, receberam o regulamento da gincana e realizaram as seguintes atividades:

Atividade 1: Criação do nome para a equipe;

Atividade 2: Criação do grito de guerra;

Atividade 3: Criação da bandeira da equipe;

Atividade 4: Assistir aos vídeos: Cidadania para crianças e Origem dos Tributos e responder a questionamentos orais e escritos.

Atividade 5: Indo as compras: Foi montado em sala de aula um mini mercado e cada grupo recebeu um valor em dinheiro para gastar. Houve um revezamento entre os grupos, enquanto uns compravam outros vendiam.

Atividade 6: Somar o valor que foi gasto por todos os integrantes da equipe. Analisar qual a equipe que gastou mais dinheiro e qual economizou mais.

2º Dia de Gincana

Atividade 1: Registro da atividade 5 no livro da Educação Fiscal e Cidadania.

Atividade 2: Boliche usando o sistema monetário e sustentabilidade.

Atividade 3: Hora do conto: Contar a história “ Como se fosse dinheiro” de Ruth Rocha.

Atividade 4: Confecção e montagem de varal didático sobre a história, para ser apresentado para as demais turmas da escola.

3º Dia da Gincana

Atividade 1: Jogo da memória: Educação Fiscal.

Atividade 2: Entrevista com os pais e/ou responsáveis para colher as seguintes informações: local onde realizam suas compras (gêneros alimentícios) periodicamente, forma de pagamento, aproveitam as promoções, exigem cupom fiscal ou nota fiscal. Quais os valores arrecadados com o pagamento de tributos? Onde devem ser aplicados?

4º Dia da Gincana

Atividade 1: Trilha da Educação Fiscal.

Um aluno será escolhido para representar a sua equipe e andar na trilha conforme o número tirado no dado, cada vez que um aluno parar em um número par, o grupo deverá responder uma pergunta, ganhará o jogo a equipe que terminar primeiro, sendo que todas as equipes receberão as seguintes pontuações.

Atividade 2: Paródia

Foi elaborada uma paródia entre os grupos, onde todos irão ensaiar, criar coreografia, confeccionar pompom  e placas ilustrativas sobre a paródia para apresentar.

Atividade 3: Porquinho

Confecção de um cofrinho com material reciclável ( mini garrafas pet e EVA).

Atividade 4: Confecção de roupa com material reciclável

5º Dia da Gincana

Atividade 1: Trabalhando com a conta de Luz

Atividade 2: Se eu fosse prefeito!

Faz de conta que você é um candidato a prefeito da cidade e tem que fazer sua propaganda pessoal para conquistar o eleitor. Como será seu programa de governo? O que de fato fará para melhorar a sua cidade?

Para conferir todo o trabalho clique no link a seguir: Gincana Educação fiscal

Fotos da gincana:

#EDUCAÇÃOFISCAL