Programa Educação Fiscal na Escola Emílio Bauer

Os alunos da Escola Municipal Emílio Bauer trabalharam na criação de jingles para ressaltar a importância de se pedir nota fiscal nas compras no comércio.

Os alunos se basearam no texto a seguir para desenvolver as músicas:

Educação Fiscal

O brasileiro, desde sua origem, tem uma relação desatenta com impostos. É uma questão cultural imposta por condições políticas do passado, desde o Brasil colonial e imperial, que ficou como herança para o período republicano. Nas últimas décadas, a força da informação e a maior formação do brasileiro estão propiciando um interesse na cobrança de impostos. No intuito de criar uma conscientização nacional sobre a importância da participação de cada cidadão na arrecadação tributária, o governo federal implantou , em 1996, o Programa Nacional de Educação Fiscal(PNEF) em 1999 o nome foi alterado para Grupo de Educação Fiscal (Gef).

É importante informar os cidadãos sobre onde os impostos estão sendo empregados e quais benefícios públicos geram, além de motivar a contribuição e diminuição da corrupção. Os objetivos primordiais do programa é conscientizar sobre as funções socioeconômicas do tributo, fomentar o interesse da população e facilitar a compreensão quanto à aplicação da arrecadação nos recursos públicos.

Para a sociedade, é um caminho irreversível, mas precisa ter a participação ativa do cidadão. E é de interesse, deste e de outros Grupos de Educação Fiscal, facilitar o diálogo entre sociedade e Estado. Por isso, com ajuda do Teatro Ciranda da Arte, são criados textos, músicas, paródias e teatros a fim de difundir as informações com maior rapidez, simplicidade e eficácia. Outro desejo da Secretaria da Educação é implementar a Educação Fiscal na grade curricular do Ensino Médio.

É relevante reconhecer que apesar de todo o trabalho realizado, há muito a ser feito. Dentre os principais desafios do Gef, está a institucionalização, dentro dos municípios, dos Grupos de Educação. É preciso, também, ampliar os recursos para novas ações em todo o Estado. São passos novos que a sociedade precisa dar junto com estes disseminadores. (Pedro Bittar, empresário)

O vídeo ” A história dos Tributos”  foi apresentado aos alunos do 6º ano, eles escreveram nos cadernos conclusões a respeito do assunto.

Para complementar o aprendizado a equipe da Coordenadoria de Integração Tributária da Prefeitura de Brochier apresentou para os alunos da escola o tema “Condomínio Brasil”, sobre como equacionar a questão impostos/serviços públicos.