Projeto de Educação Fiscal da Escola Leonar Ricardo Bauer

LOJA “MEUS E TEUS”

A Educação Fiscal é um projeto para disseminação e valorização da Ética e da Cidadania, visa promover uma mudança cultural em nosso município. Este tema é trabalhado de forma transversal na sala de aula, com o intuito de aprimorar o conhecimento sobre a participação e controle social dos tributos, aos alunos desde a infância. Pensando nisso, a Professora Lourdes Saldanha, que está à frente dos alunos do 4º ano, do turno da manhã da EMEF Leonar Ricardo Bauer, realizaram um brechó de brinquedos.

De acordo com Lourdes:”Em uma sociedade cada vez mais consumista e individualista notei a necessidade de trabalhar e socializar fazendo com que os alunos desapegassem dos brinquedos que não mais despertam interesse e proporcionar aos colegas a oportunidade de adquiri-los. Bem como trabalhar o sistema monetário e a importância da nota fiscal de maneira lúdica e divertida.”

Os alunos doaram brinquedos que não utilizavam mais, e no decorrer da atividade estabeleceram preços para os mesmos, assim puderam adquirir novos brinquedos através do dinheiro que receberam durante as aulas de acordo com seu comportamento. O nome da loja foi criado pelos alunos juntamente com seus pais, depois disso foi realizado uma eleição secreta que elegeu o nome: “Loja Meus e Teus.

Depois te terem organizado a loja, foi selecionado os alunos para serem caixa, fazendo revezamento entre eles, oportunizando a mais alunos a experiência de entregar a nota fiscal e efetivar o troco. Através de sorteio, cada aluno pode realizar suas compras. Após a realização da loja, sobraram alguns brinquedos que os alunos decidiram entregar para o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

Esta atividade permitiu que alunos interagissem entre si, exercitando sua cidadania além de terem contato de maneira divertida com o sistema monetário e aprenderem a importância do documento fiscal na hora da compra. Além do mais, incentivou o bom comportamento para adquirirem o seu “dinheirinho” para obterem novos brinquedos. Esta prática ajuda os nossos pequenos a compreenderem a importância da participação social, esclarece o papel do cidadão e conscientiza os mesmos do verdadeiro papel de cada um na sociedade.

#EDUCAÇÃOFISCAL